jueves, 10 de enero de 2013

Trovas brasileras


Un amigo me manda los poemas de un escritor brasilero. Inmediatamente recuerdo a mi padre, que vivió en Brasil de niño recitando estos pequeños poemas, especialmente recuerdo el que dice Eu ñau quero...


Outras Trovas

Você diz que sabe muito,
há outros que sabem mais;
há outros que tiram pomba
do laço que você faz.

Quem é pobre, sempre é pobre,
quem é pobre, nada tem;
quem é rico sempre é nobre
e às vezes não é ninguém...

Tenho tosse no cabelo,
dor de dentes no cachaço,
sinto canseira nas unhas,
não vejo nada de um braço.

Encontrei o dá e toma
na rua do toma lá;
inda não vi dá sem toma,
nem toma sem deita cá.

Se onde se mata um homem
pôr uma cruz é preceito
tu deves trazer, Maria,
um cemitério no peito.

Os rapazes de hoje em dia
são falsos como melão:
tem de se partir um cento
para se encontrar um são.

O amor dum estudante
não dura mais que uma hora:
toca o sino, vai pra aula,
vêm as férias, vai-se embora.

Eu não quero, nem brincando,
dizer adeus a ninguém:
quem parte, leva saudades,
quem fica, saudades tem.

Vou deitar a despedida,
por hoje não canto mais;
já me dói o céu da boca
e o coração inda mais.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Tu comentario es de gran utilidad para para Abraelazuldelcielo. Ce.